domingo, 25 de setembro de 2011

RESENHA: Coma



Um assunto sério que merece ser analisado por todos, o tráfico de órgãos humanos, serve para criar à base de Coma, romance de Robin Cook. Susan Wheeler é uma estudante do terceiro ano do curso de medicina, e sem dúvida é a mais competente dentre seus colegas. Logo em seus primeiros dias no Boston Memorial Hospital, ela começa a desacreditar em seu futuro médico, já que esta área é dominada por homens em sua maioria. Mas logo essa preocupação se vai, quando a jovem conhece Nancy Greenly, uma paciente que está em coma após ter sido submetida a uma cirurgia simples e sem riscos. 
Susan se identifica com a mulher, já que ambas tem a mesma idade, e aparentam ter muito em comum. Em pouco tempo, Berman, outro paciente do hospital e por quem Susan teve um ligeiro interesse emocional, também entra em estado de coma. Decidida a se aprofundar no caso, ela começa uma investigação pessoal em documentos do hospital, e descobre que o número de pacientes que sofreram o mesmo destino, era muito alto para ser considerado normal. Sem saber, ela estava se envolvendo em uma trama gigante, onde médicos praticavam verdadeiros assassinatos para o tráfico de órgãos.
Susan então consegue convencer Belows de que existe alguma coisa errada no Memorial, principalmente depois de desconfiar que médicos do alto escalão possam estar envolvidos. E, claro, existem pessoas que não estão nada contentes com os avanços da estudante, e resolvem dar um fim definitivo à vida da jovem.
Robin Cook é considerado o criador do termo 'médico' como gênero literário, e em seu Best Seller Coma somos apresentados para um novo lado da condição humana, em que a vida pode não ter valor algum (ou apenas para quem possa pagá-la). Durante toda a trama, o Cook tenta nos familiarizar com os termos médicos, siglas e nomes científicos, algo que apenas dá uma verdadeira injeção (sem trocadilhos) de conhecimento para os leigos na área, tornando o livro muito mais interessante e atraente intelectualmente. 


TÍTULO: Coma (Coma/1977)
AUTOR: Robin Cook
TRADUÇÃO: Miércio Araújo Jorge Honkis 
EDITORA: Editora BestBolso 

Nenhum comentário:

Postar um comentário