quinta-feira, 11 de agosto de 2011

RESENHA: As Crônicas de Nárnia - O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa



Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia moram na conturbada Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial, e para sua segurança, a mãe os envia para o interior do país. Chegando ao local, eles ficam encantados com o tamanho da propriedade que pertencesse à um professor. Durante um dia de chuva, as crianças decidem brincar de esconde-esconde, e Lúcia acaba descobrindo uma sala quase vazia, seu único ocupante, era um grande guarda-roupa. Mas logo que a menina entrou nele, percebeu que além dos casacos havia algo de mais ali, um mundo frio e escondido. Lá ela conhece o Sr. Tumnus, um fauno que logo faz amizade com a garota, e lhe conta que o lugar onde está é Nárnia, e o constante inverno é obra da maligna Feiticeira Branca. Voltando ao nosso mundo, Lúcia tenta convencer seus irmãos à irem visitar a terra dentro do guarda-roupa, mas sem sucesso.
Voltando novamente para visitar o fauno, Edmundo a segue, e acaba indo parar em Nárnia também. Mas ele acaba conhecendo Jadis, a Feiticeira Branca, e acreditando que estava fazendo uma boa ação, ele aceita trazer o restante dos irmãos para ela, em troca de Manjar Turco. 
Enfim, quando os quatro entram neste mundo, descobrem que algo de estranho está acontecendo, e são ajudados pelos Sr. e Sra. Castor. O casal os leva até o lugar em que Aslam está reunindo um exército para uma batalha contra as forças malignas, já que a vinda de dois filhos de Adão e duas filhas de Eva cumpre uma antiga profecia, trazendo esperança para um povo que à muito sofre.
Este sem dúvida, é o livro mais pessoal de C.S. Lewis, com mesclas de espiritualidade e ficção. A ideia de um sacrifício para um bem maior já é conhecida, mas da maneira que é mostrada aqui, podemos refletir realmente sobre conceitos básicos de nossa existência. O perdão é algo muito bem colocado também, simples atitudes que demonstram o amor inocente, a amizade sem preconceito e acima de tudo, o respeito mútuo entre todos, faz de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa um livro magnífico.

TÍTULO: As Crônicas de Narnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa (The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe/1955)


AUTOR: C.S. Lewis

TRADUÇÃO: Paulo Mendes Campos

EDITORA: Martins Fontes




Nenhum comentário:

Postar um comentário